Se você quer ter uma empresa financeiramente saudável é essencial cuidar da gestão financeira.  Por isso, vamos te orientar com um passo a passo prático, tão simples que você vai conseguir aplicar ainda hoje na sua empresa. 

Se você está dando seus primeiros passos como empreendedor é fácil misturar as contas, esquecer detalhes tributários, não dar tanta importância para alguns custos e sofrer com essas dificuldades neste início de jornada. E se você já está há um certo tempo no mercado, coisas assim também podem acontecer,  principalmente se você não iniciou seus negócios de uma maneira organizada. 

O que a sua empresa precisa é de um melhor controle das entradas e saídas. Ter as movimentações financeiras organizadas vão te dar uma visão mais precisa da saúde financeira da sua empresa

Mas a grande pergunta é: Como começar a aprender sobre gestão financeira empresarial? Confira passos essenciais e o que aprender para começar a organizar a gestão financeira da sua empresa.

O passo a passo da Gestão Financeira

Aos poucos, você vai perceber que a gestão financeira está em todas os setores da sua empresa e que pode afetar bastante na suas decisões.  Basicamente sua empresa sofre dois tipo de impacto: a captação e a aplicação dos recursos. Ou seja, tudo se resume em como você decide lidar com o dinheiro que entra e sai da sua empresa. 

Pode até parecer óbvio, mas é comum a gente se deparar com empresas que confiam em projeções pouco elaboradas e que muitas vezes se apoiam no que está registrado na memória e não tem nenhum histórico ou registro de entradas e saídas da empresa. E a consequência dessa desorganização só pode ser uma: Prejuízo. 

Por isso, o ideal é que você comece a entender a importância da gestão financeira e, depois, comece a colocar em prática. 

Passo 1: Separe suas receitas

Você é uma pessoa e a sua empresa é outra. Logo no início, é comum os empreendedores usarem apenas uma conta para administrar todas as receitas, tanto as pessoais, como as da empresa. Para que você tenha um melhor controle de o que é sua receita pessoal e das receitas da empresa, abra uma conta jurídica e separe tudo.  Utilizar apenas uma conta pode implicar em erros estratégicos, falhas administrativas e más decisões financeiras. Tanto receitas, quanto despesas precisam ser separada. Cuidado e atenção são necessários para definir os limites entre o que é gasto e investimento da pessoa, e o que é dinheiro do negócio. 

Passo 2: Anote tudo 

Tenha todas as movimentações registradas, e para isso você pode contar com a ajuda de ferramentas. No primeiro momento pode até parecer algo chato de se fazer, afinal você não está habituado com esse tipo de prática. Mas fazer contas e registrar tudo que se ganha e o que se gasta, deve se tornar um hábito em sua empresa, caso o contrário,  você vai acabar perdendo dinheiro. 

A internet pode ser uma excelente aliada nessa missão de registrar suas despesas e receitas. Você pode usar um métodos simples, como uma planilha do Google ou Excel, ou softwares mais elaborados.  Com o fluxo diário, fluindo você consegue ter o controle total do seu financeiro em suas mãos. 

Por menor que seja a sua empresa é muito importante que você se preocupe com entradas e saídas de vendas, serviços, pagamentos de fornecedores, salários, despesas, entre outros. É importante também estabelecer controles mensais, que possibilitem uma visão mais abrangente da saúde financeira do negócio. 

É muito simples utilizar a planilha.  Conforme você gasta, vá preenchendo os valores e faça os devidos descontos. Assim, você controla cada tipo de despesa, até que você chegue a números que se encaixem em sua ideia de orçamento, dentro de sua capacidade de gastos. 

Claro que esse processo fica ainda mais simples e interessante com um software de gestão financeira, que permita cadastrar contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa diário. 

Passo 3: O segredo para crescer é um só: INVESTIR!

Quer expandir sua empresa? Você precisa investir!  Seja tempo ou dinheiro, mas é algo necessário.  Mas é claro que, se a opção for investir financeiramente, antes de tudo é importante recorrer a seu plano de negócios, para descobrir qual será a viabilidade da projeção de retornos. 

E ao investir ou pensar na possibilidade de ampliação de ganhos é preciso  ter cuidado para não perder seu capital de giro para pagar as contas.  Então registre todos os seus gastos, que terá ao longo desse caminho, para saber se é um caminho viável naquele momento. Dependendo do caso, existe a possibilidade de considerar vias de financiamento, como BNDES, bancos, cooperativas, entre outros. Assim, você não fica sem capital e não deixa de investir na sua ideia. 

Passo 4: Prepare-se para enfrentar dificuldades

Nas primeiras crises, algumas empresas acabam fechando. De acordo com o IBGE, o Brasil perdeu 316.680 empresas em 4 anos. Por isso, é necessário se prevenir para momentos de instabilidade. Como fazer isso? O primeiro ponto passa pela dica anterior, que é viabilizar seus investimentos de olho no capital de giro, para não ficar sem recursos diante de uma crise. 

Esse é o pior cenário: Você não ter dinheiro para pagar suas contas, e por isso, precisar fechar a empresa. Então, mantenha uma reserva para emergências, independentemente de seu otimismo em relação ao mercado e a seu negócio. 

Outra maneira de estar bem preparado está lá no passo dois, em registrar tudo e fazer uma análise periódica dos números. Com esses dados, é possível reduzir despesas quando necessário e aumentar investimentos quando possível. 

Precisa de ajuda nesse controle de gestão financeira? Nós preparamos uma Planilha de Controle Financeiro gratuita. Direcionada para pequenas empresas, com ela você consegue organizar as movimentações e ter uma real visão da saúde financeira do seu negócio.

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