Se você deseja começar a ter sucesso na sua empresa é imprescindível que você leve em conta a organização do estoque.  Ter um controle de estoque, portanto, deve ser uma das prioridades e não fazer isso é um erro de gestão que pode custar muito caro. 

Um estoque bem gerenciado significa ter disponibilidade de produtos para vendas e ao mesmo tempo não ter gastos desnecessários. Porém, não se pode fazer esse gerenciamento sem considerar questões como sazonalidade, demanda, custos, valor agregado, entre outros. 

Organizar seu estoque não se trata de comprar mais do que é necessário,  para sempre ter produtos em estoque, e muito menos economizar comprando menos. No primeiro caso, a mercadoria pode encalhar; no segundo, o produto pode faltar, o que pode resultar em clientes insatisfeitos e queda no faturamento. 

Vantagens de se ter um controle de estoque

Absolutamente todo produto que entrar ou sair, deve ser anotado. 

O controle de estoque da sua empresa é o norte do seu negócio. Controlar um estoque demanda bastante. É preciso de tempo, foco e bastante precisão.

Ao implementar o padrão no estoque da sua empresa você: 

Economiza tempo: O controle de estoque da sua empresa é o norte do seu negócio. Sem ele feito da forma correta e organizada, o seu empreendimento não flui; 

Poupa dinheiro:  Você poupa tempo e dinheiro, com organização e controle você compra apenas o que é necessário e evita desperdício. Dessa forma, controle de estoque auxilia diretamente na gestão de custos do negócio;

Organiza sua Empresa:  Ter um estoque controlado é saber que há a quantidade correta de produtos para que a empresa possa fluir corretamente e atender sua demanda do mercado, sem ter prejuízos com perdas.

Garanta o sucesso:  Um erro bastante comum que algumas empresas cometem é o de deixar a anotação para depois. Mas sabe o que ocorre depois? O esquecimento, que, com certeza, irá gerar dores de cabeça futuras. Lembre sempre de registrar as vendas e saídas/entradas de produtos no estoque.

Fazer um bom controle é algo que demanda organização e controle, mas que vai contribuir muito na gestão financeira da sua empresa. Se você quer saber quais são as boas práticas para um estoque organizado, acompanhe as nossas  três dicas para definir um padrão no seu estoque

1.  Com disciplina e organização você vai longe 

Um gestor  que deseja alcançar o sucesso precisa de disciplina. E por mais simples que pareça, é ela um dos fatores mais importante para o  gerenciamento de estoque. Quando você não tem o controle muitas das  informações podem se perder. E é assim que o estoque começa a sair do seu controle, produtos começam a faltar ou encalhar. E esses são sinais claros de que as coisas não estão indo bem. 

Então, junto com a sua equipe estabeleça processos para organizar itens como: 

– Compra de produtos; 

– Chegada de mercadorias; 

– Organização dos produtos no espaço, segundo critérios como preço, saída e características;  

– Vendas; 

– Controle de todas as etapas relacionadas ao estoque.

Treinamento dos funcionário do setor também é essencial nessa organização.  Afinal, essa capacitação será essencial para quem trabalha com a armazenagem dos produtos. Investir em treinamento é uma excelente mais de garantir que  tudo esteja devidamente registrado e seja acompanhado de perto. 

Com disciplina e organização, o estoque estará na palma de sua mão sempre.

2. A palavra-chave dos estoques: Padronizar!

Quanto maior for o nível de padronização atingido no gerenciamento de um estoque, provavelmente mais organizados estarão os itens dentro da sua empresa. 

Criar padrões é essencial, essa ação vai facilitar a identificação dos produtos e tornar os processos mais ágeis. Além de adotar softwares específicos para gerenciar as mercadorias, é preciso ainda ser criterioso no que diz respeito às classificações de produtos.

Por meio da classificação se torna mais fácil a movimentação dentro do armazém, a saída dos produtos por ordem de chegada ou proximidade da data de validade e a acessibilidade de manuseio. 

Se for preciso dobrar o tamanho do estoque a sua empresa estará preparada? Por isso, pense sempre que a sua estrutura precisa ser escalável. E lembre-se: quanto mais você dedicar ao planejamento e à organização na fase inicial de montagem da estrutura, melhores serão os resultados posteriores. 

3. Lembre-se: a tecnologia está a seu favor 

Contar com todas as ajudas possíveis pode facilitar ainda mais a rotina de trabalho da sua equipe e consequentemente garantir maiores lucros e menos perdas. 

Como gestor, você precisa estar atento às diferentes ferramentas tecnológicas que existem e podem ajudam o seu trabalho.  Soluções essas que vão desde softwares de gerenciamento empresarial até planilhas ou programas que o auxiliem na organização do estoque. 

Ferramentas assim garantem para a sua empresa mais segurança, praticidade e eficiência nos controles, ajudando mais do que anotações. 

Mas não esqueça que, é muito importante sempre preencher as informações de maneira correta, principalmente sobre o estoque. Os dados no software precisam condizer com a realidade da sua empresa para que não hajam divergências. Caso ocorram grandes diferenças entre o que está no estoque e o que é mostrado pelo programa, a empresa estará exposta a riscos.

Que tal testar o Controle Legal? Ele controla seu estoque, da compra a reposição, com inventário e otimização do controle. Simples e intuitivo, ele automatiza e integra os dados do seu estoque. 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Posts Relacionados

Comentários

Posts Recentes

Categorias

Tags

Se inscreva no nosso blog

© Carto – Processadora de Cartões Ltda.

Todos os direitos reservados.

CNPJ: 11.233.123/0001-99.

 

Endereço: SIBS Quadra 2, Conjunto C, Lote 3 – Núcleo Bandeirante – Brasília – DF.

CEP: 71736-203.

Suporte

Segunda a Sexta: das 9h às 18h   (61) 3038-3528

Abrir Ticket