No cenário atual, a inadimplência é uma das principais dores de cabeça, quando falamos de relações comerciais. Principalmente, se na sua empresa você não faz a gestão adequadas de recebimentos. Por isso, antes de tudo controle suas finanças  e tenha certeza sobre a inadimplência. 

Mas o que é inadimplência? 

A inadimplência é falta de cumprimento de uma obrigação. Mas como o assunto aqui é crédito e cobrança, então vamos focar no aspecto de dívida não paga. Porém, é importante que você saiba a resposta para a seguinte pergunta: Qual o prazo para começar a considerar seu cliente inadimplente? 

Esta é uma pergunta importante. Quando se trata de desenhar sua estratégia para controlar sua inadimplência, uma das coisas que você deve levar em conta é que a inadimplência é diferente do simples atraso. Quem trabalha com isso, ou quem tem contas para pagar, sabe muito bem que não é raro acontecer o atraso de alguns dias para o efetuar um pagamento. Afinal, imprevistos acontecem e fazem parte da vida. 

Sem dúvida, motivos para que ocorram atrasos, não faltam: um atraso de salário, um pagamento que não entrou ou simplesmente você esqueceu. Por isso, muitas empresas acabam considerando os pagamentos realizados até o quinto dia como um simples atraso. A partir daí, a coisa muda de figura e passa a considerá-los como inadimplentes. 

Mas quando falamos dos nossos clientes, estamos lidando com diferentes tipos  de negócio, por isso, para definir quando o atraso passa a ser uma inadimplência, o ideal é que você leve em consideração a natureza do seu negócio e o ciclo de pagamento de seus clientes.

Qual a diferença entre inadimplência e risco de crédito? 

Como empreendedor, é muito importante que você entenda o que é a inadimplência é a sua diferença para risco de crédito. Conforme a resolução do Comitê Monetário Nacional CMN 4.557 (2017), define-se o risco de crédito como a possibilidade de ocorrência de perdas associadas a:

  • Não cumprimento pela contraparte de suas obrigações nos termos pactuados; 
  • Desvalorização, redução de remunerações e ganhos esperados em instrumento financeiro decorrentes da deterioração da qualidade creditícia da contraparte, do interveniente ou do instrumento mitigador; 
  • Reestruturação de instrumentos financeiros; ou 
  • Custos    de    recuperação    de    exposições    caracterizadas    como    ativos problemáticos. 

Por isso, inadimplência é um dos possíveis resultados do risco de crédito. Por exemplo, não receber ou demorar demais a receber impacta negativamente o fluxo de caixa e a liquidez de um negócio. 

Qual a relação entre inadimplência e o fluxo de caixa? 

Além de entender melhor sobre inadimplência, também é preciso considerar que muitas atividades da empresa dependem do efetivo recebimento conforme o planejado. Entre elas, o pagamento de impostos, funcionários, fornecedores etc. 

Ou seja, quando não recebemos o que nos é devido no prazo planejado, este valor poderá fazer falta no momento de cumprir as obrigações. E esse é o grande problema da inadimplência sob a perspectiva do fluxo de caixa

Tão ruim enquanto não receber, também é demorar demais para receber. Afinal, aquele buraco em nosso fluxo de caixa deverá ser fechado com recursos de uma outra fonte. Por isso, a empresa que não cuida de suas contas a receber pode se preparar porque terá problemas de fluxo de caixa no futuro. 

Sem dúvida ,cuidar bem que seus recebíveis é garantir oxigênio da empresa para realizar todas as suas outras atividades. Lembre-se que uma empresa não quebra por falta de vendas, mas por falta de caixa.

12 ações para combater a inadimplência

  1. Realize cobranças rápidas;⠀
  2. Acompanhe de perto as contas (analise relatórios financeiros, pelo menos uma vez por mês);
  3. ⁣⁣Após 90 dias, acione judicialmente. 
  4. Proponha acordos e parcelamentos (faça a cobrança já colocando as opções de pagamentos e envie o boleto);⁣⁣ 
  5. Realize plantão/campanhas para pagamento (atendimentos presenciais a noite e finais de semana geram excelentes resultados);⁣⁣ 
  6. Notifique constantemente os inadimplentes, sempre mediante protocolo (e-mail, impresso e até WhatsApp);⁣⁣ ⠀
  7. Disponibilize de forma prática os boletos (whatsapp, e-mail); ⠀
  8. Conscientize os clientes da importância do pagamento em dia;⁣⁣
  9. Deixe clara as regras de cobrança, parcelamento, multa e juros (crie informativos recorrentes);⁣⁣ ⠀
  10. Nunca deixe de cobrar os juros e multa;⁣⁣ ⠀
  11. Verifique a possiblidade de negativação no Serasa/Protesto;
  12. Faça um bom controle de fluxo de caixa.  ⁣⁣

O que analisar quando for negociar as dívidas? 

Sempre que for negociar uma dívida, faça uma análise de todos os pontos simultâneos. Ou seja, não foque apenas em um único aspecto. Também vá com uma meta de valor já programada por você. Assim, terá mais firmeza de onde quer chegar na negociação.

  • Valor da dívida nova;
  • Juros;
  • Prazo da dívida nova;
  • Número de parcelas. 

Precisa de ajuda para reduzir a sua inadimplência?

Como você viu até aqui, um bom controle do seu fluxo de caixa é uma das medidas importantes para acompanhar o grau de inadimplência, e a partir daí conseguir começar a diminuir essas taxas. 


Nós criamos uma planilha de controle financeiro que pode te ajudar nessa missão. Baixe gratuitamente e comece a otimizar o seu fluxo de caixa para diminuir o índice de inadimplência da sua empresa.

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